Imagem capa - Inspiração... por Tuca Filmes
Curiosidades

Inspiração...

de onde vem a nossa? 


Vem da possibilidade de, por meio do vídeo, afetarmos as pessoas e sermos afetados por elas. Isso porquê, durante as filmagens, somos tocados por experiências singulares que tornam nosso olhar mais sensível e apurado e dão um novo sentido para nossas vidas. E, como forma de gratidão, caprichamos na edição, para que o vídeo seja o mais cativante e verdadeiro possível. Mas, principalmente, para que eles possam levar as pessoas retratadas a olharem para si mesmas e para a vida de uma forma diferente da habitual, causando nelas um estranhamento poético e existencial.


Muita pretensão? De forma alguma! Apenas temos consciência do quanto um vídeo (qualquer um) é capaz de afetar as pessoas com o passar do tempo. Constatação que só aumenta a responsabilidade que temos com nosso trabalho.

Um simples registro passivo é fácil de conseguir, basta apertar o rec. Mas, para que nossos filmes possam tocar as pessoas significativamente, é preciso que eles sejam muito mais do que isso. É preciso que eles sejam obras abertas, capazes de surpreender as expectativas que foram edificadas pelas lembranças delas.

Os resquícios daquilo que um dia vivemos não retornam à nossa mente de forma literal quando acessamos nossa memória. Somos nós que criamos, ativa e subjetivamente, nossas lembranças e histórias. Então por que estragar esse processo entregando um vídeo que corresponda fielmente à realidade objetiva?

Queremos que nossos vídeos que se pareçam com sonhos. Ou seja, que sejam capazes de suprimir qualquer visão coerente, racional, literal e unilateral em prol do sensível e do indizível. E, se a verdade dos sonhos não precisa ser vista nem explicada em sua totalidade, apenas sentida, o vídeo é mais verdadeiro quando deixa algo no ar, uma porta aberta e provocativa.